terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO CRIANÇA-CIDADÃ

JUSTIFICATIVA:

              A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
                Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
            Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo se humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa sem preconceitos em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
        A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
          Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...” (p. 30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
               
HISTÓRICO/ANTECEDENTES:

            O projeto “Criança Cidadã” vem integrar o projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura “O importante para a vida” que será trabalhado por todas as escolas do município de acordo com a sua realidade.
       O projeto “O importante para a vida” tem como objetivo geral construir habilidades e atitudes de domínio afetivo e social que resgate determinados valores éticos e morais, primando pela formação de sujeitos mais humanos e conscientes.

OBJETIVOS:
                O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno deverá:

  •   Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula;
  •   Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
  •   Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras visando reconhecer que, desde bem pequeno podemos desenvolver boa educação e boas maneiras;
  •   Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina;
 
PERÍODO: 1º semestre.

TEMA CENTRAL: EU E O OUTRO
                Por quê? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade.

SUBTEMAS:
Abril: convivência, regras, limpeza e organização;
Maio: solidariedade e cooperação, igualdades e diferenças – respeito à diversidade e a vida;
Junho: justiça, verdade, honestidade e responsabilidade;
Julho: amizade, amor e afeto.

PERÍODO: 2º semestre.

TEMA CENTRAL: EU E OS PROBLEMAS DO MUNDO
                Por quê? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.

SUBTEMAS:
Agosto: destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo;
Setembro: violências e guerras, necessidade da paz;
Outubro: doenças e vícios;
Novembro: avaliação e culminância do projeto.

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